Pular para o conteúdo principal

Prevenção é a melhor maneira de enfrentar o HPV

Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) em algum momento de suas vidas. “A maioria dessas infecções é transitória. O combate acontece espontaneamente, através do sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens”, afirma Luiz Mathias, chefe do serviço de Ginecologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, 99% dos casos de câncer de colo do útero tem origem em lesões causadas por HPV.  

Prevenção

Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais e podem causar lesões (verrugas) nas regiões interna e externa da vagina, colo do útero, pênis e ânus. Luiz ressalta que a camisinha tem eficácia de apenas 70% no combate ao papiloma vírus humano. De acordo com a ginecologista Natália Gama, o exame preventivo (papanicolau) ainda é a grande arma contra o HPV. “Uma mulher só morre por câncer de colo do útero se não fizer exame preventivo regularmente. A camisinha não protege 100%, já que o contágio acontece através do contato com a pele infectada, e não pelas secreções”, explica a ginecologista Natália Gama. O preservativo é essencial para prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis mas, no caso do HPV, ele representa um dos fatores. 

Tratamento“Uma vez infectada, a paciente será acompanhada por um ginecologista. A maioria das lesões por HPV podem ser cauterizadas com bisturi elétrico em um procedimento simples, realizado em consultório”, explica Luiz. Segundo Natália, “quando o exame preventivo acusa positivo para HPV é realizada a colposcopia, que determina a localização e graduação da lesão. Dependendo da extensão do problema, o tratamento pode ser feito através de cauterização química, a calor, medicação tópica e, em último caso, indicação cirúrgica. Se tratada corretamente, não existe possibilidade de evoluir para um tumor maligno”, completa a ginecologista.   

VacinaHoje existem duas vacinas disponíveis contra o HPV: a bivalente e a quadrivalente. “A vacina bivalente protege contra os tipos 16 e 18, que causam câncer. Além destes tipos, a quadrivalente também é eficaz contra 6 e 11, que causam verrugas nada convenientes, mas não evoluem para câncer”, diz Luiz. O alto custo ainda é um impedimento para que a vacina seja popularizada no Brasil. “São necessárias três doses da vacina para imunizar a paciente. A quadrivalente custa em torno de R$1200, enquanto a bivalente sai pela metade. Na minha opinião, o diagnóstico precoce, através do papanicolau, ainda é a maneira mais eficaz de combater o câncer do colo de útero”, completa Natália.   

Fonte : Bem Estar 

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.

PROGRAMA NASCER BEM da Hapvida

O Nascer Bem é um programa de assistência pré-natal da HapPrev (medicina preventiva do Hapvida) de Pernambuco e Fortaleza criado com todo o carinho para acolher melhor nossas mamães.  Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento as mulheres grávidas e seus futuros bebês,  proporcionando tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O programa foi criado para dar assistência as gestantes, que podem contar com equipes multiprofissionais e toda nossa estrutura de serviços de saúde Como faço para participar do programa nascer bem? Descobriu que está grávida? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes, através do telefone 4020.1785, atualize seus dados cadastrais e verifique qual o melhor Núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.
BENEFÍCIOS:  Acolhimento com enfermeiro obstetra e consultas com médicos;  Acompanhamento especial para gestantes de risco com visita domiciliar;  Central de gerenciamento de gestantes;  Seu bebê já vai para casa com consulta p…

Hapvida é o plano preferido dos pernambucanos.

Pela 4ª vez consecutiva, o Hapvida conquista o 1º lugar no Prêmio Recall de Marcas do SJCC, consolidando-se como o plano de saúde preferido do povo pernambucano.