Pular para o conteúdo principal

HIPERTENSÃO: Nem sempre o sal é necessário



A hipertensão arterial, chamada de "pressão alta", ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Ela tem relação direta com a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das consequências da hipertensão, como o infarto do miocárdio vascular cerebral (derrame).
Dicas:
1. Reduza a quantidade de sal no preparo das refeições; 
2. Não leve o saleiro para a mesa; isso evita o maior consumo de sal;
3. Evite produtos industrializados com alto teor de sódio (componente do sal) como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote. Observe tudo;
4. Restrinja o uso de bebidas alcoólicas;
5. Para melhorar o sabor das preparações dê preferência aos temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha em substituição ao sal;
6. Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura;
7. Alimentos pobres em sódio como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja são recomendadas para a alimentação diária de portadores de hipertensão;
8. Tente levar uma vida sem estresse;
9. Se não houver impedimentos médicos, faça exercícios regulares, fuja da obesidade;
10. Elimine o fumo

Publicada em 18/09/2013, por Lílian Coêlho.

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.