Pular para o conteúdo principal

Como diagnosticar a osteoporose?

Como diagnosticar a osteoporose?

A doença não apresenta sintomas. Pode passar despercebida, até surgirem as primeiras dores e fraturas.
No Brasil, somente uma em cada três pessoas com osteoporose é diagnosticada e cerca de 24 milhões de pessoas sofrem fraturas a cada ano.
Pelo exposto, as principais manifestações clínicas da osteoporose são as fraturas, sendo as mais frequentes as de vértebras, fêmur e antebraço. Também uma fratura por trauma mínimo ou atraumática em adulto (40 a 45 anos de idade ou mais) é de extrema importância clínica, pois demonstra susceptibilidade para fraturas.
A fratura do fêmur é a consequência mais dramática da osteoporose. Muitos pacientes com fratura de quadril morrem devido a esta fratura, por complicações durante a cirurgia ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares. Dentre os que sobrevivem cerca de 50% ficam com graus variáveis de incapacidade, dependendo de muletas ou cadeiras de rodas e até mesmo de assistência domiciliar, com compromisso de sua qualidade de vida e com sérias repercussões sociais e financeiras, que tendem a se agravar considerando o envelhecimento populacional.
Para o diagnóstico precoce da osteoporose é fundamental investigar a presença de fatores de risco.
O exame utilizado para estabelecer o diagnóstico de osteoporose é a densitometria óssea. Está indicado na avaliação de mulheres na pós-menopausa que apresentem um ou mais fatores de risco citados anteriormente e após 65 anos independentemente da presença de fatores de risco, tanto para mulheres quanto para homens.

Consulte seu médico.

Fonte: Bradesco

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.

PROGRAMA NASCER BEM da Hapvida

O Nascer Bem é um programa de assistência pré-natal da HapPrev (medicina preventiva do Hapvida) de Pernambuco e Fortaleza criado com todo o carinho para acolher melhor nossas mamães.  Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento as mulheres grávidas e seus futuros bebês,  proporcionando tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O programa foi criado para dar assistência as gestantes, que podem contar com equipes multiprofissionais e toda nossa estrutura de serviços de saúde Como faço para participar do programa nascer bem? Descobriu que está grávida? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes, através do telefone 4020.1785, atualize seus dados cadastrais e verifique qual o melhor Núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.
BENEFÍCIOS:  Acolhimento com enfermeiro obstetra e consultas com médicos;  Acompanhamento especial para gestantes de risco com visita domiciliar;  Central de gerenciamento de gestantes;  Seu bebê já vai para casa com consulta p…

Hapvida é o plano preferido dos pernambucanos.

Pela 4ª vez consecutiva, o Hapvida conquista o 1º lugar no Prêmio Recall de Marcas do SJCC, consolidando-se como o plano de saúde preferido do povo pernambucano.