Pular para o conteúdo principal

Muitas das crendices populares sobre alimentação possuem evidências científicas que compravam sua veracidade.

Mas nem tudo aquilo que nossa avó dizia é mito. Muitas das crendices populares sobre alimentação possuem evidências científicas que compravam sua veracidade.
Uma delas é de que cenoura faz bem para visão.  Ela realmente é rica em vitamina A e E, essenciais para a saúde dos olhos. Mas é preciso ter em mente que existem outros alimentos que também são fontes dessas vitaminas, e de que apenas consumir cenouras não vai melhorar ou piorar a visão.
 "O importante é ter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes para garantir o bom funcionamento dos olhos", diz a oftalmologias Andréa Lima Barbosa, diretora-média da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ).
Outra verdade é a de que comer depressa faz mal. "Comer apressadamente favorece a má digestão, o empachamento gástrico (barriga estufada) e, principalmente, aumenta o estresse do organismo - ou seja, é um tipo de agressão física e psicossocial ao organismo humano", afirma Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
E, por fim, que o prato deve ser colorido. Isso não é apenas um truque para as crianças comerem, mas sim uma maneira de garantir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Quanto mais cores, maior a variedade de legumes, verduras e grãos ingeridos. E também cada grupo de cores possui nutrientes diferentes e necessários para o bom funcionamento do organismo.
Um pouco de tudo
O importante para uma alimentação saudável é buscar o equilíbrio. Em uma alimentação balanceada, quase todos os alimentos são permitidos.
Os alimentos cumprem uma série de funções para o ser humano, sendo que a nutrição é a mais importante, mas não é a única. Então, desde que dentro de uma alimentação equilibrada, é possível comer de tudo, respeitando-se a quantidade e a frequência desejadas.
Mais do que emagrecer, a escolha certa dos alimentos faz com que se tenha  qualidade de vida. Por isso, da próxima vez que riscar um alimento do cardápio, ou passar a consumi-lo mais frequentemente por causa de crenças ou modismo, pare, pense e prefira sempre a moderação e o bom senso.

Fonte: Unimed Recife 

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.

PROGRAMA NASCER BEM da Hapvida

O Nascer Bem é um programa de assistência pré-natal da HapPrev (medicina preventiva do Hapvida) de Pernambuco e Fortaleza criado com todo o carinho para acolher melhor nossas mamães.  Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento as mulheres grávidas e seus futuros bebês,  proporcionando tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O programa foi criado para dar assistência as gestantes, que podem contar com equipes multiprofissionais e toda nossa estrutura de serviços de saúde Como faço para participar do programa nascer bem? Descobriu que está grávida? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes, através do telefone 4020.1785, atualize seus dados cadastrais e verifique qual o melhor Núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.
BENEFÍCIOS:  Acolhimento com enfermeiro obstetra e consultas com médicos;  Acompanhamento especial para gestantes de risco com visita domiciliar;  Central de gerenciamento de gestantes;  Seu bebê já vai para casa com consulta p…

Hapvida é o plano preferido dos pernambucanos.

Pela 4ª vez consecutiva, o Hapvida conquista o 1º lugar no Prêmio Recall de Marcas do SJCC, consolidando-se como o plano de saúde preferido do povo pernambucano.