Pular para o conteúdo principal

Estudo mede sedentarismo infantil no Brasil e no mundo



Dados preliminares de um estudo que reúne 12 países, entre eles o Brasil, com o objetivo de analisar fatores ambientais que podem influenciar na obesidade infantil serão apresentados hoje (11) no 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública.

A pesquisa, que deve ser publicada em 2015, acompanha, há três anos, 500 crianças de 10 e 11 anos em cada país. Além de avaliar peso, altura e gordura corporal, os especialistas analisam uma série de fatores relacionados ao ambiente interno e externo a escola, como o número de bebedouros na escola e a presença de faixa de pedestre em frente ao local de ensino.

No Brasil, foram selecionadas aleatoriamente 500 crianças de 10 e 11 anos de escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul. "Temos uma base muito grande de dados de jovens dessa cidade, então é possível fazer uma série de cruzamentos estatísticos", diz Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e líder da pesquisa no país.

Segundo ele, a ideia da pesquisa não é fazer uma representação nacional, mas, sim, de utilizarmos amostras locais significativas de diferentes países.

Segundo a pesquisa, 39% das crianças estudadas estão acima do peso. "Se nós temos tantas crianças acima do peso em São Caetano, que tem um nível socioeconômico e educacional melhor que a média brasileira, é provável que tenhamos uma situação bem pior no resto do país." Outro dado relevante foi a associação encontrada entre nível educacional dos pais e quantidade de exercícios que os filhos fazem.

Um dos destaques do estudo, segundo Matsudo, é o uso de um acelerômetro, que permite medir a intensidade dos exercícios praticados pelas crianças. "Isso nos permite ter dados muito mais próximos da realidade, em comparação com pesquisas que usam questionários."

Portal FolhaOnline

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.