Pular para o conteúdo principal

#Homem Exame de próstata deve ser feito a partir dos 40 anos

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. 
Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O líquido produzido na próstata, designado por fluido prostático, junta-se ao líquido proveniente dos testículos (que contém os espermatozoides), das vesículas seminais (que produzem a maior parte do esperma) e ainda de outras glândulas mais pequenas, situadas em torno da uretra, contribuindo assim para a formação do esperma ou sêmen. O fluido prostático é rico em nutrientes e enzimas, importantes para as características normais do esperma.
Anatomia da próstata
A próstata é formada por várias zonas distintas. São elas:
- Zona central, que rodeia os canais ejaculadores, por onde o esperma vai passar para a uretra (cerca de 25% do órgão);
- Zona de transição, a zona onde se desenvolve o aumento benigno ou hiperplasia benigna da próstata (5 a 10% da próstata normal);
- Zona periférica, zona de onde mais frequentemente se originam os tumores malignos ou cancros da próstata (e que corresponde a 70% da próstata normal);
- Zona ou Estroma fibromuscular anterior, parte não glandular, composto por tecido muscular e fibroso.
Exames de prevenção
Assim como as mulheres devem fazer o exame de prevenção de colo de útero e mama, os homens devem fazer com a próstata. A partir dos 40 anos, é recomendada uma consulta no urologista para o exame de toque e a solicitação do Antigénio Específico da Próstata (PSA). O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames específicos e detalhados.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. Já o PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade, onde cerca de 80% dos homens em aumento de PSA não têm câncer de próstata.
Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal e a recomendação médica é a de realizar os dois exames, já que são complementares. 


Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.