Pular para o conteúdo principal

#Homem Exame de próstata deve ser feito a partir dos 40 anos

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. 
Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O líquido produzido na próstata, designado por fluido prostático, junta-se ao líquido proveniente dos testículos (que contém os espermatozoides), das vesículas seminais (que produzem a maior parte do esperma) e ainda de outras glândulas mais pequenas, situadas em torno da uretra, contribuindo assim para a formação do esperma ou sêmen. O fluido prostático é rico em nutrientes e enzimas, importantes para as características normais do esperma.
Anatomia da próstata
A próstata é formada por várias zonas distintas. São elas:
- Zona central, que rodeia os canais ejaculadores, por onde o esperma vai passar para a uretra (cerca de 25% do órgão);
- Zona de transição, a zona onde se desenvolve o aumento benigno ou hiperplasia benigna da próstata (5 a 10% da próstata normal);
- Zona periférica, zona de onde mais frequentemente se originam os tumores malignos ou cancros da próstata (e que corresponde a 70% da próstata normal);
- Zona ou Estroma fibromuscular anterior, parte não glandular, composto por tecido muscular e fibroso.
Exames de prevenção
Assim como as mulheres devem fazer o exame de prevenção de colo de útero e mama, os homens devem fazer com a próstata. A partir dos 40 anos, é recomendada uma consulta no urologista para o exame de toque e a solicitação do Antigénio Específico da Próstata (PSA). O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames específicos e detalhados.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. Já o PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade, onde cerca de 80% dos homens em aumento de PSA não têm câncer de próstata.
Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal e a recomendação médica é a de realizar os dois exames, já que são complementares. 


Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.

PROGRAMA NASCER BEM da Hapvida

O Nascer Bem é um programa de assistência pré-natal da HapPrev (medicina preventiva do Hapvida) de Pernambuco e Fortaleza criado com todo o carinho para acolher melhor nossas mamães.  Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento as mulheres grávidas e seus futuros bebês,  proporcionando tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O programa foi criado para dar assistência as gestantes, que podem contar com equipes multiprofissionais e toda nossa estrutura de serviços de saúde Como faço para participar do programa nascer bem? Descobriu que está grávida? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes, através do telefone 4020.1785, atualize seus dados cadastrais e verifique qual o melhor Núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.
BENEFÍCIOS:  Acolhimento com enfermeiro obstetra e consultas com médicos;  Acompanhamento especial para gestantes de risco com visita domiciliar;  Central de gerenciamento de gestantes;  Seu bebê já vai para casa com consulta p…

Hapvida é o plano preferido dos pernambucanos.

Pela 4ª vez consecutiva, o Hapvida conquista o 1º lugar no Prêmio Recall de Marcas do SJCC, consolidando-se como o plano de saúde preferido do povo pernambucano.