Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são as causas da calvície e cuide-se!


Cabelos ralos e as famosas “entradas”, nas laterais e região frontal da cabeça, podem até ser motivo de piada na roda de amigos. Porém, também devem funcionar de alerta para o início da calvície, que geralmente aparece após a adolescência, entre os 20 e 35 anos.

Mais comum entre os homens, a alopecia androgenética – nome científico da calvície – é causada pelo estímulo da testosterona nos folículos pilosos. A dermatologista do Hapvida, Samanta Meneguzzi, explica que esse estímulo leva à diminuição dos fios e, consequentemente, à queda.
“A cada ciclo, os fios tornam-se mais finos e vão caindo, podendo ocorrer até calvície total. A primeira região a ser acometida geralmente são as laterais frontais e a região central”, esclarece.


A especialista também conta como o processo de perda capilar acontece. “Nos homens, há uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona ou DHT, ativo metabólico responsável pelo afinamento dos cabelos e a diminuição dos folículos que geraria novos fios”.
Tipos
A calvície é apontada como a causa mais comum da perda de cabelo nos homens. No entanto, a especialista observa que causas internas, como anemia, disfunção de tireoide e doenças autoimunes devem ser sempre investigadas.
A dermatologista, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca que há vários tipos de calvície, “como a traumática, a seborreica, a emocional e a areata, que ocorre em placas do couro cabeludo e pode evoluir para alopecia total”, pontua a especialista.
Quem pensa que somente os homens estão à mercê da calvície se engana. De acordo com Samanta, as mulheres também podem ser atingidas,  mas só muito raramente chegam à calvície total.
“Em geral, apresentam um quadro de rarefação generalizada dos pelos que também se tornam mais finos. Geralmente, as manifestações da calvície feminina se agravam após a menopausa”.
Tratamento
Para o tratamento da calvície, a dermatologista frisa que o objetivo é dar prolongamento à vida útil dos folículos pilosos, retardando ou interrompendo o processo de queda dos cabelos. “Pode ser feito através do uso de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo ou com medicamentos por via oral. No caso das mulheres, produtos que diminuem a ação dos hormônios androgênicos sobre os cabelos também são uma opção de tratamento”, indica.


Fonte : Hapvida 

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.

PROGRAMA NASCER BEM da Hapvida

O Nascer Bem é um programa de assistência pré-natal da HapPrev (medicina preventiva do Hapvida) de Pernambuco e Fortaleza criado com todo o carinho para acolher melhor nossas mamães.  Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento as mulheres grávidas e seus futuros bebês,  proporcionando tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O programa foi criado para dar assistência as gestantes, que podem contar com equipes multiprofissionais e toda nossa estrutura de serviços de saúde Como faço para participar do programa nascer bem? Descobriu que está grávida? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento às Gestantes, através do telefone 4020.1785, atualize seus dados cadastrais e verifique qual o melhor Núcleo Nascer Bem para agendar seu atendimento.
BENEFÍCIOS:  Acolhimento com enfermeiro obstetra e consultas com médicos;  Acompanhamento especial para gestantes de risco com visita domiciliar;  Central de gerenciamento de gestantes;  Seu bebê já vai para casa com consulta p…

Hapvida é o plano preferido dos pernambucanos.

Pela 4ª vez consecutiva, o Hapvida conquista o 1º lugar no Prêmio Recall de Marcas do SJCC, consolidando-se como o plano de saúde preferido do povo pernambucano.