Pular para o conteúdo principal

Saúde do #Homem : Vigorexia leva a busca obsessiva pelo corpo musculoso

A palavra pode até ser estranha, mas esse transtorno bastante comum entre os homens, caracteriza-se pela obsessão pelo corpo musculoso. “A vigorexia é um subtipo do Transtorno Dismórfico Corporal, distúrbio classificado como uma das manifestações do TOC”, esclarece a psicóloga do Hapvida, Lívia Vieira.
Segunda  a especialista, por veem a autoimagem distorcia, os vigoréxicos adotam a prática exagerada de exercícios físicos. "Além disso, os vigoréxicos são de modo geral infelizes, tempestivos, insatisfeitos e apresentam imagem negativa e distorcida do próprio corpo", aponta.
Tentar seguir os padrões de beleza impostos pela mídia, pode despertar a busca desenfreada e sem limites pelo corpo ideal, além da possibilidade de desenvolver algum tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), como a anorexia e bulimia – muito comum entre as mulheres – e a vigorexia, mais recorrente nos homens. 
Causas e sintomas
Se você olhar para o espelho e não perceber nenhuma mudança no corpo, fique atento! Essa falta de percepção da realidade pode ser causada pelo emocional fragilizado, insegurança, fator sociocultural, além do desequilíbrio de substâncias químicas do sistema nervoso central.
Como na maioria das vezes o vigoréxico não identifica o problema, a especialista aponta quais são os sintomas que sinalizam a vigorexia.
“Insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, depressão, irritabilidade, impotência sexual, ansiedade, perda de apetite, dores musculares, maior suscetibilidade a infecções, maior incidência de lesões, tremores, desinteresse por atividades ou assuntos que não sejam ligados à atividade física intensa e cansaço. O indivíduo esquece de si, dos familiares e amigos em busca do que acredita ser o 'corpo perfeito'”, ressalta a psicóloga.
Tratamento 
Mesmo se tratando de um problema psicológico, o vigoréxico necessita de apoio médico, nutricionista, preparador físico, psicólogo e psiquiatra. 
“Seu emocional necessita de amparo e orientação, necessita tomar consciência do mal que estava impondo a si mesmo. O indivíduo precisa ser levado a perceber que não precisa abandonar a prática de exercícios físicos, mas o treinamento deve ser orientado por profissionais com experiência na área”, orienta. 
Outra medida essencial aconselhada por Lívia Vieira é convencer o fim do uso de anabolizantes e de outras substâncias equivalentes. “Essas substâncias provocam efeitos adversos, como atrofia dos testículos, disfunção erétil, infertilidade e outras patologias que podem ser irreversíveis”, esclarece.

Fonte : Hapvida 

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.