Pular para o conteúdo principal

Saiba como evitar o Cálculo Renal

Nesse caso, a água é o melhor remédio.

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins ou nefrolitíase, é uma massa sólida formada por pequenos cristais que pode ser encontrado tanto nos rins quanto em qualquer órgão do sistema urinário. É muito comum o seu aparecimento. Estima-se que aproximadamente 8% das mulheres e 15% dos homens vão apresentar cálculo renal em alguma fase da vida.

Fatores de risco:

 Pessoas com histórico familiar;
 Dieta com maior consumo de proteína animal e pobre em fibras e líquidos;
 Consumo excessivo de sal;
 Obesidade;
 Sedentarismo.

Prevenção:

É bastante frequente que pacientes propensos ao cálculo renal apresentem ingestão de líquidos de forma inadequada. Você pode se prevenir, mantendo seu corpo bem hidratado.

Aí vão algumas dicas:

 Hidrate seu corpo. Procure ingerir no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia.
Uma forma de avaliar se a quantidade de líquidos ingerida está adequada é observar a urina, que deve estar sempre clara e límpida. Caso contrário, procure aumentar a quantidade de líquidos ingerida.
 Cuidado com o sal. Prefira temperos naturais de ervas para dar sabor e aroma: orégano, salsinha, cebolinha, e coentro são alguns exemplos. Use sua criatividade.
 Pratique atividade física, mas lembre-se: mantenha-se sempre bem hidratado durante os exercícios.
 Reduza a quantidade de proteína em suas refeições. Cuidado com dietas ricas em proteínas.

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.