Pular para o conteúdo principal

Para prevenir o câncer de boca, também é importante prevenir dúvidas.





O que é o câncer de boca? 

São tumores malignos que atacam a boca e parte da garganta. Podem se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Qual a causa?

Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são o vício de fumar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Quando associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 30 vezes. No caso do câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator.

Como aparece?

O câncer de boca aparece geralmente como uma úlcera (ferida) que no início não dói e não tem tendência à cicatrização. Também pode se apresentar como alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume ("caroços", "carnes crescidas", "bolinhas").

Como é o tratamento? O câncer de boca tem cura?

Após o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento cirúrgico associado ou não à radioterapia e à quimioterapia. O câncer pode ser curado na maioria dos casos se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada.

Dicas para prevenção do câncer de boca:

Deixe de fumar;
Evite bebidas alcoólicas;
Proteja-se dos raios do sol com chapéu, protetor solar etc.;
Elimine fatores traumáticos na boca, como prótese mal-adaptada, dentes tortos, cáries e restos dentários;
Alimente-se de maneira saudável;
Faça o autoexame periodicamente.


Dica importante:

Procure o cirurgião-dentista se encontrar alteração em sua boca.

Cuide do seu sorriso. Ele ainda tem muitas conquistas pela frente.

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO DA GENGIVA

As doenças periodontais são doenças inflamatórias crônicas, de origem infecciosa, que atacam a gengiva. As duas principais são a gengivite e a periodontite. A gengivite é caracterizada pelo sangramento da gengiva.

Já a periodontite é uma progressão da gengivite, na qual pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

O que é gengivite?

Suas principais características são: gengiva com coloração avermelhada, inchada, sensível e presença de sangramento, decorrente da irritação causada pela placa bacteriana.

O que é periodontite?

É uma progressão da gengivite, podendo levar à perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso), causada pelo tártaro (placa bacteriana calcificada). A progressão da doença periodontal e a falta de tratamento adequado podem levar à mobilidade dental (dentes moles), mudança na posição dentária e até a perda dos dentes.

Como tratar?

•Elimine a placa bacteriana aderida aos dentes, fazendo uma boa higiene bucal, com o uso …

Com uma boa alimentação e atividade física em dia, é mais fácil correr da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que afeta grande parte da população, sendo considerada fator de risco para diversas doenças.

O obeso tem mais propensão ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Fatores psicológicos também podem ser afetados, acarretando diminuição da autoestima e até depressão.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada são duas importantes formas de prevenção.


11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Como funcionam os planos de saúde para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) ?

Para  contratar um plano de saúde empresarial é preciso ter um CNPJ ativo. Bastando apresentar na contratação: Comprovante de inscrição no CNPJ;Certificado do MEITer 2* ou mais pessoas para aderir ao planoAlguns planos de saúde permitem realizar a contratação a partir de 2 pessoas, já outros a partir de 3 pessoas.